FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Retrospectiva: 10 principais momentos da moda em 2021

    Retrospectiva: 10 principais momentos da moda em 2021

    POR Redação

    Elencamos aqui os 10 principais fatos e acontecimentos da moda nacional e internacional que definiram o conturbado ano de 2021, marcado por um retorno das atividades presenciais, a retomada das vendas após um longo período de lojas fechadas, desfiles triunfais e algumas perdas irreparáveis que ficarão em nossas lembranças por seus legados.

    O Centenário da Guccigucciariaholding

    Este foi o ano da Gucci. A marca celebrou seu centenário com uma série de ações e lançamentos marcantes, entre eles a união, ou hacking da marca com a Balenciaga que ganhou o nome de The Hacker Project e foi eternizada nos cinemas com o filme Casa Gucci, estrelado por Lady Gaga e grande elenco.

    O retorno TRIUNFAL dA Balenciaga À ALTA COSTURA

    1625716356673656-balenciaga-cover-edited

    Após mais de cinco décadas sem produzir Alta-Costura, foi Demna Gvasalia o responsável trazer de volta à marca à couture, em um show cheio de nostalgia, looks poderosos, uma primeira fila escolhida a dedo que pôde vivenciar o grande momento de moda do ano.

    Zendaya se tornou um ícone fashioNzendaya

    Se já estávamos de olho em Zendaya desde a primeira temporada da serie Euphoria (2019), neste ano, com o auxílio de seu stylist Law Roach, a jovem atriz se consolidou como um ícone fashion, sempre servindo momentos de moda por todos os tapetes vermelhos que cruzou até ser consagrada com o prêmio “Fashion Icon” no CFDA Awards.

    A moda entrou no Metaverso

    unnamed

    À todo tempo, a moda digital e a tecnologia foram pautas durante 2021, marcado como o ano em que a moda ingressou de cabeça no metaverso. Além de games, skins, marcas de moda digital, realidade aumentada e virtual, as gigantes do mercado também realizaram grandes investimentos no tal metaverso.

    novos grupos de moda BRASILEIROS SE CONSOLIDAM

    Farm em NYC | Reprodução

    Farm em NYC | Reprodução

    Aos moldes de outras grandes holdings internacionais como LVMH e Kering, o Grupo SOMA e a Arezzo Co. realizaram uma série de aquisições de marcas de moda e se consolidaram como os dois principais grupos do segmento do Brasil. Com destaque para a Farm, do Grupo Soma (Animale, Cris Barros, Hering), em franca expansão internacional já com lojas nos EUA e previsão de chegada à Paris em 2022.

    O retorno dos grandes eventos de moda

    Rihanna e Asap Rocky no MET Gala | Reprodução

    Rihanna e Asap Rocky no MET Gala | Reprodução

    Com o atenuamento (e não fim) da pandemia, finalmente foi a vez dos grandes eventos de moda voltarem a acontecer presencialmente. A London Fashion Week seguiu em seu modelo híbrido, com alguns dos principais nomes emergentes do mercado; a Paris Fashion Week se mostrou, mais uma vez fortalecida, atraindo os mais importantes designers e marcas, com muitos retornos à capital francesa; A semana de Milão reviveu e relembrou a tradição italiana com shows majestosos e a New York Fashion Week prometeu um retorno triunfal para abrir o mês da moda, mas acabou ficando sem fôlego ao final da semana. Além disso, o evento que foi cancelado logo antes da pandemia, o MET Gala, também retornou após a NYFW, com o tema de Moda Americana.

    Kanye West, Kim Kardashian e Demna Gvasalia

    Kim Kardashian e Demna Gvasalia no Met Gala | Reprodução

    Kim Kardashian e Demna Gvasalia no Met Gala | Reprodução

    Kanye West, Kim Kardashian e Demna: três figuras controversas mas que definitivamente marcaram o ano na moda. A parceria entre Kanye West e Demna para a divulgação do DONDA foi grandiosa e se estendeu para uma parceria com Kim Kardashian, que resultou em inúmeros momentos de moda, incluindo sua aparição no MET Gala. Como resultado, a Balenciaga terminou o ano como a marca de moda de mais desejada, principalmente entre a Gen Z.

    A grande virada da SPFW

    Desfile de Lenny Niemeyer na SPFW N52

    Desfile de Lenny Niemeyer na SPFW N52

    Após ameaças de cancelamento e em meio às discussões sobre a real necessidade e relevância dos desfiles presenciais, a São Paulo Fashion Week 52 aconteceu em novembro no formato phygital e conseguiu dar uma grande virada baseada na inclusão de novas vozes entre os nomes do line up, com a edição mais diversa de sua história, nas passarelas e nos corredores do evento.

    O desfile da Mile Lab

    Sankofa - Mile Lab - SPFW N52 Foto: Ze Takahashi/ FOTOSITE

    A estilista Milena Lima, ao final do desfile da Mile Lab na SPFW N52. Foto: Ze Takahashi/ Fotosite

    Ao mesmo tempo em que a SPFW trouxe uma semana de moda mais inclusiva, vozes como a de Milena Lima, da Mile Lab, nos mostram que ainda há muito caminho há percorrer. Em seu desfile-manifesto no evento, a Mile Lab questionou a moda nacional e o apoio que estilistas periféricos recebem em um discurso que emocionou todos os presentes.

    Perdemos grandes nomes da moda

    Elsa Peretti, Virgil Abloh e Alber Elbaz

    Elsa Peretti, Virgil Abloh e Alber Elbaz

    Neste ano, a moda ficou em luto. A moda internacional perdeu grandes nomes, que apesar de não mais estarem em vida, permanecem vivos com seu legado, como Elsa Peretti, Alber Elbaz e Virgil Abloh.

    Não deixe de ver
    Gisele estrela coleção da Zara com Stefano Pilati
    FFW Shooting: Daiane Conterato em “Dries I Love You”
    Tendência: Milão aponta para o declinio do Quiet Luxury e volta da diversão na moda
    Tommy Hilfiger em entrevista exclusiva fala dos 40 anos de carreira
    Cher, LISA e Tyla serão as atrações do Victoria’s Secret Fashion Show 2024, Versão de Pharrell da clássica bolsa ‘‘Speedy’’ da Louis Vuitton chega ao Brasil, Stanley lança coleção em comemoração ao 65º aniversário da Barbie™
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Katy Perry escolhe look de marca brasileira para noite de lançamento do novo álbum
    Assista ao desfile da Gucci ao vivo da Triennale Milano
    Nike troca de ceo em meio a crise nas vendas e queda nas ações
    Tudo que sabemos sobre o documentário da Mugler
    FFW