Que ano foi esse de 2020. Quantas mudanças foram provocadas pela pandemia, quantos desafios surgiram para pessoas e empresas, em diversas escalas, e também quantos aprendizados tivemos – e seguiremos em pandemia até a vacina chegar por para todos.
O advento do covid-19 também acelerou alguns processos e transformações que já vinham em andamento no mercado de moda, como o crescimento do varejo online; a digitalização de processos; novos formatos para apresentar coleções chacoalhando os desfiles; semanas de moda se tornando mais democráticas ao se digitalizar; inteligência de dados para criar e produzir com mais acerto, menos erros e sobras; e o re-sale se fortalecendo ainda mais com muitas marcas aderindo a esse mercado.
Do lado humano, vimos uma mudança de tom de voz em prol de uma conversa mais solidária por parte de muitas marcas, tanto das pequenas quanto das grandes mais conectadas com o momento – outros não se adaptaram ao novo consumidor, demoraram para agir e fecharam as portas quando a crise do coronavírus explodiu.
Também notamos uma bem vinda mudança em torno da questão de representatividade na publicidade, detonada pelo próprio público que exige uma maior diversidade em detrimento a um padrão europeizado de branquitude e magreza. Esse consumidor também está cada vez mais atento sobre a origem de suas roupas e quer saber mais sobre que produto está levando pra casa.
Ao longo deste ano, fizemos várias matérias e artigos que acompanharam a temperatura dos impactos do covid-19 na indústria da moda. Juntamos a elas outras pautas e análises sobre criatividade, representatividade, sustentabilidade e comportamento que você pode ler ou rever no seu tempo acessando os links abaixo.
O FFW deseja uma boa passagem de ano a todes ❤️
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