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    2020: O ano em que a pandemia parou o mundo e mudou a moda
    O desfile (vazio) de estreia de Raf Simons na Prada / Cortesia
    2020: O ano em que a pandemia parou o mundo e mudou a moda
    POR Redação

    Que ano foi esse de 2020. Quantas mudanças foram provocadas pela pandemia, quantos desafios surgiram para pessoas e empresas, em diversas escalas, e também quantos aprendizados tivemos – e seguiremos em pandemia até a vacina chegar por para todos.

    O advento do covid-19 também acelerou alguns processos e transformações que já vinham em andamento no mercado de moda, como o crescimento do varejo online; a digitalização de processos; novos formatos para apresentar coleções chacoalhando os desfiles; semanas de moda se tornando mais democráticas ao se digitalizar; inteligência de dados para criar e produzir com mais acerto, menos erros e sobras; e o re-sale se fortalecendo ainda mais com muitas marcas aderindo a esse mercado.

    Do lado humano, vimos uma mudança de tom de voz em prol de uma conversa mais solidária por parte de muitas marcas, tanto das pequenas quanto das grandes mais conectadas com o momento – outros não se adaptaram ao novo consumidor, demoraram para agir e fecharam as portas quando a crise do coronavírus explodiu.

    Também notamos uma bem vinda mudança em torno da questão de representatividade na publicidade, detonada pelo próprio público que exige uma maior diversidade em detrimento a um padrão europeizado de branquitude e magreza. Esse consumidor também está cada vez mais atento sobre a origem de suas roupas e quer saber mais sobre que produto está levando pra casa.

    Ao longo deste ano, fizemos várias matérias e artigos que acompanharam a temperatura dos impactos do covid-19 na indústria da moda. Juntamos a elas outras pautas e análises sobre criatividade, representatividade, sustentabilidade e comportamento que você pode ler ou rever no seu tempo acessando os links abaixo.

    O FFW deseja uma boa passagem de ano a todes ❤️

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    O futuro da moda segundo Marc Jacobs, Rei Kawakubo, Rick Owens e Raf Simons

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    11 iniciativas de marcas brasileiras na luta contra o covid-19

    Os impactos positivos do coronavírus na moda

    A dualidade que a moda enfrentará quando tudo isso passar

    Pesquisa da McKinsey mostra como as marcas devem se preparar para o novo normal

    Covid Art Museum: o museu que nasceu no meio na pandemia

    The State of Fashion: report mostra impactos do coronavírus na indústria da moda

    Revistas: uma oportunidade para recuperar sua relevância

    Dudu Bertholini: “quem não está se questionando, não está vivendo o tempo presente”

    Máscaras: de símbolo anárquico a peça de empatia comunitária

    Use máscaras e apoie 10 estilistas independentes

    Elegemos as melhores apresentações da temporada digital internacional

    Modelos expostas: elas revelam anseios e preocupações durante a pandemia

    Tendências

    O Craftcore se confirma como grande tendência do ano

    Dossiê FFW: as tendências do verão 2021 internacional

    2020, o ano dos cortes shag e mullet hair

    Cottagecore, a tendência idealizada da vida simples no campo

     

     

     

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